Quando uma publicação faz mais um aniversário, isso tem obrigatoriamente que ser realçado. Se isso acontecer na Zona Centro, então estamos perante uma excelente notícia. A razão deste destaque é simples. Embora se fale à boca pequena que vai aparecer mais uma publicação, o que é sempre positivo, a verdade é que algumas fecharam recentemente. Os mais atentos a estes fenómenos da imprensa local, certamente se lembram do encerramento dos jornais Região de Coimbra e mais recentemente o Jornal de Coimbra. Também a revista In Vivo suspendeu a sua publicação e o jornal O Despertar passou de bissemanal a semanário.
Seguramente que todas estas alterações tiveram como principal causa, a questão financeira. Apesar da Zona Centro ser a zona do País onde mais se lê, é natural que os leitores façam as suas opções, pelo que os jornais terão que estar atentos aos interesses do mercado, sem contudo perderem as suas referências.
Os jornais nacionais, não têm vida fácil. No entanto, a imprensa regional também não pode adormecer à conta de alguns sucessos. Uns e outros têm agora uma concorrência aguerrida os sites e os blogues.
Os primeiros, mais técnicos e profissionais, são agora o local privilegiado de muitos, em especial os políticos, onde poderão diariamente expor publicamente as suas ideias, sem estarem condicionados aos espaços sempre limitados dos jornais. As últimas campanhas eleitorais (PS, legislativas e PSD) são um excelente exemplo. Foi fácil encontrar na imprensa, o que vinha nesses sites pessoais ou institucionais.
Os segundos, os agora famosos blogues, estão destinados aos mais leigos nesta matéria, pelo que até eu já senti necessidade de criar dois deles (*). Um de tipo ligeiro e outro mais sério. A facilidade é tanta, que se criam várias dezenas por dia. Passada a euforia, irão resistir os que tiverem qualidade para se manterem. Dada a possibilidade da confidencialidade nos comentários em blogues, em tudo o que isso tem de especulativo e negativo, também os mais polémicos se irão prolongar no tempo.
A internet entrou definitivamente nas nossas vidas. Hoje, dificilmente encontramos uma instituição, pública ou privada, que não tenha um site. Mesmo o mais pequeno estabelecimento terá no mínimo um ou mais e-mails.
Estamos na era da comunicação e, como diz a máxima, quem tem a informação é que detém o poder. Talvez por isso as instituições nunca se preocuparam tanto como agora com a imprensa, pelo que cada vez há mais profissionais especializados nesta área, dentro das suas organizações.
Também por ser dele colunista, é uma honra e um prazer para mim, poder dar os parabéns ao CAMPEÃO, nesta edição especial.
(*) - http://konversas.blogs.sapo.pt/
(*) - http://josesoares.blogs.sapo.pt/
PS: Os interessados em "estórias" na nossa política local, poderão consultar os blogues:
http://ponteeuropa.blogspot.com/
http://portaavioes.blogspot.com/
In "CAMPEÃO DAS PROVÍNCIAS" - 28-04-2005
www.campeaoprovincias.com
. A sorte e a crise não são...
. Parabéns: já só faltam ci...
. A minha aposentação não c...
. A minha aposentação não c...
. Ano novo, políticos e víc...
. Função pública e função p...
. Função pública e função p...
. Futebol - um mundo à part...
. Reformas - pensão pública...
. Misericórdia de Semide in...
. Cuidado com o bronze arti...
. I Feira Medieval em Buarc...
. José Soares em mini-entre...
. Não há vergonha para o de...
. Boa vida para o setor aut...
. Blogues