Faz hoje precisamente 20 anos, que se realizou a I Convenção Nacional do Partido Renovador Democrático -PRD, na qual foi eleito como primeiro presidente, o Engº Hermínio Martinho.
O seu aparecimento veio trazer uma esperança aos portugueses, dada a desconfiança que havia na altura sobre a classe política, em contraponto com a credibilidade e honestidade que transmitia o Gen Ramalho Eanes, na altura Presidente da República.
Como muitos, também eu me empenhei com todas as minhas forças neste projecto, depois de muitos anos de independente, chegando a ser nesse Partido, deputado municipal, dirigente concelhio, presidente da Comissão Política Distrital de Coimbra e conselheiro nacional. Foi um projecto que nasceu para ser diferente. Com o tempo, com os erros cometidos, as pressões e, principalmente, com a saída do seu promotor e presidente, Gen. Ramalho Eanes, acabou o Partido, o projecto e a esperança que ele trouxe. A esta distância, 20 anos depois, se calhar foi pena e hoje até poderia ter cabimento um projecto político daquele género. Foi uma alternativa política, numa altura, tal como hoje, em que só havia alternância política.
O nascimento do PRD, foi um acontecimento digno e trazia associado a si uma grande esperança. A forma como desapareceu, foi simplesmente desolador. Pela forma como nasceu, o PRD podia ter morrido, mas duma forma digna (o que infelizmente não aconteceu), como digno foi o seu fundador, a maioria dos seus dirigentes, militantes e simpatizantes.
Oficialmente, o PRD nasceu a 19/Julho/1985.
Por curiosidade, também foi neste dia (16 de Junho), mas em 1991, nasceu o PSN Partido da Solidariedade Nacional (partido dos reformados), o qual também não teve grande futuro. Seguramente que o dia 16 de Junho não é bom para se formarem novos partidos em Portugal.
. A sorte e a crise não são...
. Parabéns: já só faltam ci...
. A minha aposentação não c...
. A minha aposentação não c...
. Ano novo, políticos e víc...
. Função pública e função p...
. Função pública e função p...
. Futebol - um mundo à part...
. Reformas - pensão pública...
. Misericórdia de Semide in...
. Cuidado com o bronze arti...
. I Feira Medieval em Buarc...
. José Soares em mini-entre...
. Não há vergonha para o de...
. Boa vida para o setor aut...
. Blogues